terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um Computador por Aluno - UCA



O Projeto Piloto do Governo Federal - UCA - já é realidade em duas cidades da Direc 07: Itabuna e Barro Preto. Em Itabuna a entidade contemplada é o Colégio Estadual Padre Carlo Salério, enquanto que a Escola Municipal Bom Pastor foi a escolhida em Barro Preto.

A formação para os professores e gestores está sob responsabilidade da UFBA tendo o professor Nelson Pretto como coordenador do projeto na Bahia. Também o NTE 05 é parceiro nesta formação sendo as professoras Gizélia Bertoldo e Saionara Santos as responsáveis pelo projeto no âmbito do núcleo.

Segunda-feira, 13/12, a equipe do Colégio Carlo Salério conheceu os pilares e os objetivos do Projeto UCA e iniciou a ambientação no Moodle e no e-proinfo, sendo a professora mestra Maristela Midelj a coordenadora deste encontro inicial. Sexta-feira, 17/12, será a vez da escola Bom Pastor que contará com a professora mestra Lívia Coelho como coordenadora do encontro. A formação terá duração de 360 horas e ocorrerá durante todo o ano letivo de 2011.
A empolgação é grande nas duas escolas e objetiva-se que novas formas de ensino e aprendizagem emerjam com a utilização e integração das diversas TIC disponíveis no ambiente escolar especialmente com o uso dos laptops.
Aguardem novas notícias.

Estudante com deficiência poderá estudar em casa


01.12.2010 - da Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, na terça-feira (30), projeto de lei do senador Augusto Botelho (sem partido) que visa garantir acesso escolar ao estudante com deficiência que o impeça de frequentar a escola. A matéria foi aprovada pela comissão em caráter terminativo.

De acordo com a proposta (PLS 22/10, veja aqui), o aluno que for impossibilitado de frequentar o estabelecimento de ensino poderá ter educação formal fora da escola. Para isso, o projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - lei 9.394/96) para prever essa hipótese.

Os estudantes impedidos de se locomover até a escola também poderão estudar por meio da internet ou outros recursos de educação a distância. Emenda com essa finalidade foi apresentada pelo relator da matéria na CE, senador Flávio Arns (PSDB-PR).

"É certo que essa dificuldade é real e não pode servir de motivo para que a pessoa com deficiência deixe de ter garantido seu direito constitucional à educação. Compete ao poder público prover meios e recursos para que essa pessoa tenha seu desenvolvimento educacional garantido, por exemplo, em sua própria residência, o que beneficiará um significativo número desses brasileiros", disse Arns.